20.1.13

Temperinhos do bem




Olá,

Como está indo o seu domingo?? Aproveitei a tarde pra fazer algumas pesquisas para o Blog e achei algo bem interessante. Sabe aqueles temperos que encontramos na feira livre ou em delicatessen?? Além de dar um sabor especial aos pratos são ótimos também pra saúde.

Eu sempre tenho alguns deles em casa e agora estou me aventurando no cultivo em vasinhos. Em breve mostro aqui meus avanços e minha "plantação" de temperinhos.

Veja o que mais você gosta e os benefícios. Use sempre, sua comidinha vai ficar especial.


ORÉGANO
Pode ser usado em molhos à base de tomate, massas, vegetais refogados, saladas e pizzas.

Benefício para a saúde: Além de digestivo, diminui a formação de gases, pode ser tomado puro ou adicionado a outro chá digestivo, como o de camomila, erva doce, cidreira, hortelã ou capim limão.
.



ALECRIM
Ter sabor picante e amargo, dá sabor especial em carnes de frango, batatas e risotos.

Benefício para a saúde: Tem ação no pulmão e fígado. É um estimulante geral e hipertensor, é digestivo, reduz a formação de gases, e tem propriedades antioxidantes. O cheiro de alecrim tem fama de manter a pessoa alegre. Não deve ser utilizado continuamente por pessoas com hipertensão (pressão alta).
.

SALSA
Usada em qualquer tipo de alimento salgado. Ela deve ser acrescentada no final do cozimento para não perder o aroma. Eu sempre coloco um talinho no meu suco verde.

Benefício para a saúde: Diurética, diminue os gases intestinais, facilita a expectoração, melhora a digestão, abre o apetite, contém grande quantidade vitamina A, vitaminas do grupo B e minerais.
.


MANJERICÃO
É o principal ingrediente do tradicional molho pesto. Usado em pizzas, omeletes, saladas,massas, assados, molhos,sopas, queijos, carnes. Na minha casa é presente em todo molho de tomate, fica relamente muuuuito bom!!

Benefício para a saúde: Chá usado para gastrite, azia, nervosismo e instabilidade.


Esses são somente alguns exemplos dos que eu mais uso, aventure-se e você vai descobrir sabores incríveis. O ideal é acrescentar esses temperos somente no final do preparo dos pratos, assim você não perde nem os nutrientes nem o sabor.


Todas as fotos dos temperos, peguei na internet, mas a do manjericão é do meu vasinho que eu estou cultivanto. Tá lindinho não é??
Beijocas ;)


Nenhum comentário:


Layout exclusivo by www.layoutparablog.com - 2014